Sufocando o Metical: Dólar chega a ser vendido a 68 Meticais

News

O Metical tende a desvalorizar-se face ao dólar norte-americano. Ontem, por exemplo, enquanto na banca comercial (Millennium Bim, Standard Bank e BCI) “um dólar” era vendido a 62.73 Meticais, nas casas de câmbio (Executive Câmbios e Sarbaz Câmbios), variava entre 64.62 Meticais a 65.28 Meticais. Por seu turno, o Banco de Moçambique vendia a 69.77 Mts.

Entretanto, no mercado informal, 1 dólar chegou a ser vendido a 68 Meticais, valor que é 6 Meticais acima da tabela da banca comercial e 3 Meticais superior à taxa praticada pelas casas de câmbio.

Interpelados por “Carta”, cambistas no Mercado Central de Maputo justificaram o custo elevado do Dólar com a fraca circulação, nos últimos dias, da moeda no país, facto que está a afectar o valor do Metical. Ao nosso jornal, os cambistas apresentaram diversas razões que levam à carência do dólar no mercado.

Interpelamos três cambistas informais, tendo um falado na condição de anonimato. Mesmo sem se identificar, a fonte associou a fraca circulação do Dólar à maior procura da moeda por parte de cidadãos que, após a quadra festiva, pretendem regressar ao exterior. “Durante as festas, havia abundância do dólar, mas ultimamente já está a escassear”, apontou a fonte.

Por sua vez, Tomé Bitone, que se dedica ao câmbio há 10 anos, explicou que a fraca circulação do Dólar não é um fenómeno actual. Lembrou que há vários anos que o nosso Metical tem vindo a depreciar-se face ao dólar. “Mas, a situação tende a agravar-se nos últimos dois anos por causa das imposições do Banco de Moçambique em restringir o livre uso da moeda estrangeira em transacções domésticas”.

Bitone referia-se ao Regulamento da Lei Cambial aprovado pelo Decreto n.º 49/2017 de 11 de Setembro, e com a publicação do Aviso N.º 20/GBM/2017 de 27 de Dezembro, que aprova as Normas e Procedimentos Cambiais (Aviso n.º 20/GBM/2017) entre outros avisos, que quando conjugados o BM justifica que vêm para combater a desvalorização do Metical face às outras moedas estrangeiras e a inflação.

Não deixe de ver:  Estados unidos prontos a dizimar 52 locais no Irão caso sejam atacados, diz Trump

Entretanto, no entender da nossa fonte, o desiderato do Banco Central, de “meticalizar” a nossa economia não está a efectivar-se, pelo contrário, está a afectar ainda mais a nossa moeda.

Cambista desde 1998, Sérgio Nhamuchue disse que a valorização do dólar face ao Metical deve-se ao facto de o país não produzir e, em virtude disso, depender de exportações. “Em Moçambique, sequer conseguimos produzir alimentos básicos, como batata, tomate e, como consequência, importamos tudo da África do Sul. E o processo de importação implica levar o dólar ao exterior. Isto é triste”, lamentou a fonte.

Em verdade, a fraca produção do país é um fenómeno com barba branca, facto que tem lesado a nossa balança comercial, um relato do comércio do país com o exterior.

Dados publicados em Dezembro passado pelo Banco Central indicavam que, até ao III trimestre de 2019, a exportação de diversos bens (como carvão mineral, alumínio, gás natural) atingiu 3.5 mil milhões de USD, contra 3.8 mil milhões de USD registados em igual período do ano passado, o que resulta numa queda de 8,5%, correspondente a pouco mais de 300 milhões de USD.

Enquanto isso, observou o regulador do sistema, as importações tendem a aumentar. Se no ano passado situaram-se nos 4.4 mil milhões de USD, em igual período deste ano atingiram os 4.9 mil milhões de USD, um aumento em pouco mais de 400 milhões de USD.

Como consequência da redução das exportações, o Banco de Moçambique revelou que, até Outubro passado, o Metical depreciou 4,26% face ao Dólar.

Metical poderá continuar a desvalorizar-se

Entretanto, contra as expectativas, as receitas de exportações poderão continuar a reduzir ainda mais neste 2020, com a interrupção das operações da mineradora Vale Moçambique por um trimestre, para realizar algumas mudanças, com vista a melhorar a sua produtividade.

Não deixe de ver:  PRM detém antigo deputado da Renamo em conexão com os ataques armados na zona Centro

A interrupção das exportações duma das empresas que mais contribui para a nossa balança comercial poderá, por consequência, desqualificar ainda mais o nosso Metical, embora o Banco Central acredite que esse efeito será atenuado pelos elevados níveis esperados de entrada de investimentos em Gás Natural Liquefeito a partir deste ano.

Related posts

A fúria de Filipe Nyusi resultou numa percentagem 69.2 de votos na Cidade de Maputo

Mário StifLer

Filipe Nyusi convida Joe William para a cerimônia de investidura dos depu

Daycon Frans

Cada Mobile ID do recenseamento eleitoral em Moçambique custou 569 mil Meticais

Mário StifLer

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Está bem Ver Mais