Joe William estava preso sim, e foi solto ontem pois a prisão era ilegal

News

O auto-intitulado profeta Joe Willians, detido na noite de domingo quando jantava no restaurante South Beach, foi solto ontem de manhã, soube “Carta” de fontes policiais.  Duas versões, não oficiais, foram dadas para a detenção de Williams no domingo: i) corre uma investigação visando seu alegado enriquecimento ilícito; ii) foi detido para lhe pregarem um susto, na sequência de alegada falsificação de um convite para atender à tomada de posse, ontem, dos deputados da nova legislatura.

Na semana passada, o “profeta” exibira no seu Facebook, esse convite, aparentemente endereçado pelo Presidente Nyusi. Sua detenção foi, no entanto, ilegal. A legislação proíbe detenções aos fins de semana e de noite, a não ser em flagrante delito, o que não foi o caso. O episódio, com a pouca abertura das fontes policiais, apenas adiciona mais mistério à vida de uma figura já cheia dele.

Ao certo, ninguém sabe exactamente quem é Joe Williams – o fundador da Igreja Palavra da Profecia – embora ele garanta que é moçambicano, natural de Manica e descendente de tetenses. Ao certo, o que se sabe é que o homem virou celebridade, a ponto de receber do partido Frelimo um Diploma de Honra, pelo seu “empenho, dedicação, apoio e participação activa no processo de preparação e realização das Eleições Presidenciais, Legislativas e das Assembleias Provinciais que culminaram com a vitória expressiva da Frelimo, no dia 15/10/2019”.  Tal diploma causou celeuma nas hostes do partido, sendo que o deputado Edmundo Galiza Matos Jr. solicitou não só a cassação do mesmo, como também o encerramento da igreja do agraciado.

Williams não só fez chacota do deputado, como também fez questão de exibir – nos últimos dias – um convite que lhe foi especialmente endereçado pelo partido Frelimo para participar na sessão de tomada de posse dos deputados da AR.

Não deixe de ver:  Frelimo conta na sua bancada com a deputada mais nova da Assembleia da República

Na última semana, apareceu como convidado especial num programa televisivo – onde prometeu, ao vivo, oferecer USD 1000 ao apresentador – e deixou bem vincado que “quanto mais as pessoas o insultam, mais carros de luxo ele vai comprar.  Não fosse ele (conforme diz) amigo pessoal do pugilista Floyd Mayweather, a quem prometeu trazer para Moçambique no âmbito de um suposto projecto direccionado a jovens.

A primeira – e, muito provavelmente, única até agora – “boa acção” que se conhece de Joe Williams, aconteceu há pouco mais de um ano. Foi a 8 de Setembro de 2018, quando através da sua (então) recém-criada “Joe Williams Fundation”, o autointitulado profeta mais rico de Moçambique organizou um almoço beneficente para crianças carentes e idosos, que contou com a presença “especial” da cantora Neyma.  Ainda assim, e apesar dos propósitos do evento, o polémico Williams não deixou de “causar”: chamou a atenção de todos através de uma exuberante chegada de helicóptero, na companhia dos seus seguranças.

Não obstante, depois dessa “boa acção” pensava-se que o profeta iria sossegar nos “show-offs” e virar a sua atenção para os menos favorecidos. Até porque na mensagem que publicou nas redes sociais a propósito do evento – naquele seu português de “minha pai” – disse literalmente o seguinte: “Foi incrível obrigada Jesus alimentando 5000 pessoas que são pobres e não tem vantagens sociais. EU PESSOALMENTE LEVANTEI O monetário para ajudar os menos privilegiados para que possamos colocar como sorriso no rosto deles pessoas que são pobres: não por causa de escolha, mendigo, mendigo… e velhos deficientes pessoas também incluso recebendo gifs,, foi meu sonho O sonho chegou à realidade agora.”
Exibicionista nato

Não deixe de ver:  Gaza em 2040: MP diz não ter elementos para desencadear processo-crime no caso de recenseamento em Gaza

A verdade é que, aparentemente, esse “gesto caridoso” para com os pobres foi sol de pouca dura, pois, logo de seguida voltamos a assistir ao protagonismo habitual do homem, tanto nos media (em alguns canais televisivos, onde é tratado como VIP), como nas suas redes sociais, especialmente na sua página de Facebook, onde tem 136 728 seguidores.

O desfile de exibicionismos do “swagger”, que para muitos é um profeta moderno, pregador da dita “teoria da prosperidade”, ganhou maior forma no ano transacto. Ao mesmo tempo que “engordava” a sua prole de seguidores, muitos dos seus crentes começaram a desconfiar das suas atitudes e a considerá-lo um “flop”. Uma espécie de anti-Cristo. É que, na verdade, não estamos habituados a ver um “religioso”, que em princípio deveria ser um “salvador de almas” exibir-se daquela maneira. E ainda por cima a chamar de “burros e pobres” a todos quantos problematizam as suas atitudes.

As próprias autoridades nacionais começaram a questionar a proveniência de tanto dinheiro. Já para não falar de uma notícia bombástica que se tornou viral, em Abril do passado, dando conta que Williams estaria a ser investigado nos Estados Unidos, por alegadas ligações ao narcotráfico.

Entre os seus “hobbies” conta-se a aquisição e exibição de bólides. Possui uma frota invejável, sendo que um deles é “banhado a ouro” – o tal com que se autoapresentou no seu aniversário, em Setembro último, e que alguns dias depois apareceu “mergulhado” numa sargeta, na Praça 16 de Junho, ali no final da 24 de Julho. Faz igualmente parte das suas rotinas a organização de festas faustosas, para as quais costuma a convidar as principais figuras do jet-set nacional e não só.

Não deixe de ver:  A ficha caiu, Joe William é captura pela sernic no South Beach

Uma das suas mais polémicas aparições na televisão aconteceu num recente debate televisivo, para o qual foram igualmente convidados outros dois religiosos – um dos quais o “apóstolo” Aleixo, representante em Moçambique da igreja do (também famoso) “profeta” costa-marfinense Kakou Phillipe. Claramente alterado, Williams virou-se para Aleixo e disparou: “ouve lá, esse tal teu profeta chama-se como mesmo?…CÚ?”. Outra que também se tornou viral aconteceu num programa televisivo, onde Joe Williams disse que “só namora com mulatas”. Peremptoriamente afirmou: “se eu já sou preto, imagina se vou namorar com uma preta?! É para nascer uma criança como?…”

 

Carta

Veja também:

A ficha caiu, Joe William é captura pela sernic no South Beach

Filipe Nyusi convida Joe William para a cerimônia de investidura dos depu

 

Related posts

Insurgentes fazem mais vitimas mortais em um autocarro em Chitunda

Mário StifLer

Pr Nyusi promulga e manda publicar o novo código penal

Mário StifLer

Antonio Muchanga Renúncia ao cargo de membro de assembleia provincial

Mário StifLer

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Está bem Ver Mais